Lembro de uma aula de Literatura do segundo colegial onde aprendíamos todos aqueles movimentos Realismo, Futurismo,... enfim... não me lembro de muita coisa, mas lembro que aprendi sobre o Determinismo que dizia, pelo que me lembro, que as pessoas se alteravam conforme o ambiente e o exemplo disso era "O Cortiço" (será?). Na época, pensei: Nada a ver! Todo mundo tem personalidades e costumes independente do ambiente. Aquelas coisas que pensam adolescentes donos da verdade. Enfim... acho que existe uma influência.
Lembrei disso porque a minha irmã fez uma relação bem engraçada. Sou contra generalismos, mas considerando o todo, os coreanos são bem dramáticos e todos tem pressa. Tanto é que quando se vai ao Bom Retiro, a primeira palavra que os funcionários de empresas coreanas aprendem é "palri (빨리)". Significa rápido. Achei que fosse uma coisa dos coreanos do Brasil, mas a Coréia realmente é assim. Todo mundo tem pressa. Faz sentido porque a concorrência lá é enorme e todos tem que trampar muito para make a living. As coisas são executadas rapidamente e isso se reflete no espaço urbano. A cidade muda muito rápido. Em 2002 passei por uma rua perto de Ewha University e 4 anos depois, muitas lojas desapareceram e muitos prédios surgiram.
Outra característica coreana é o excesso de drama. Meu pai diz que tem a ver com o clima. As estações na Coréia são bem definidas e o clima muda muito rápido. Lembro que quando entrou a primavera minha irmã me ligou da Coréia e disse que quando dormiu as árvores estavam sem flores, no dia seguinte elas haviam florecido. Ela até brincou que os coreanos deviam ter colado as flores na árvore enquanto ela dormia. Tudo é rápido e dramático, inclusive a mudança de temperatura.
Acho que todo esse drama se reflete na culinária também. As comidas tem, como vou dizer, "personalidade". Ou você adora, ou odeia. É super apimentada e no geral os coreanos adoram comer sofrendo, suando de tão ardido. Bem... confesso que tb gosto. Uma vez que se pega o jeito, aí não tem mais volta. Nas novelas também é um drama só. São sempre histórias de pessoas que se apaixonam, mas a mulher descobre que o cara está com leucemia ou que são irmãos e foram separados quando crianças. Um drama! Tudo é um drama. Escrevendo agora, me veio a mente que as sucessivas guerras podem ter tido influência no fator "rapidez", o costume de construir as coisas bem rápido, levantar o país em pouco tempo. Talvez seja por isso que os coreanos sejam dramáticos. Imagine ter sua vida interrompida sucessivas vezes pela guerra, pela invasão japonesa, pelos americanos,... enfim... cheguei a conclusão que o tal do Determinismo faz sentido.
10 fevereiro, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário